Cemig apresenta orientações sobre corte por falta de pagamento

Leitura de consumo é feita em intervalos de aproximadamente 30 dias, diz Cemig

Conta de luz
Leitura de consumo é feita em intervalos de aproximadamente 30 dias, diz Cemig (Foto Divulgação/Cemig)

A falta de pagamento da conta de luz pode implicar em algumas consequências, entre elas a suspensão do fornecimento. Sabendo da importância da energia elétrica para a vida moderna e buscando evitar esse transtorno para os consumidores, a Cemig utiliza diversas formas de comunicação para evitar a inadimplência e orienta sobre as condições em que a interrupção pode acontecer e, caso ocorra, como ter o serviço de volta.

A empresa faz a leitura de consumo do medidor de energia nas instalações de seus consumidores em intervalos de aproximadamente 30 dias. No momento da leitura, a fatura é impressa e entregue ao cliente, que tem no mínimo cinco dias úteis para realizar o pagamento.

Quando o pagamento não é realizado, o consumidor recebe na conta seguinte a informação de que há débito vencido e não pago. Essa informação está em destaque na fatura, no campo “reaviso de contas vencidas”. “É importante que o consumidor, ao receber a conta verifique esse campo para identificar possíveis notificações de débitos pendentes. Observar essa informação na conta de luz pode evitar aborrecimentos e custos adicionais ocasionados pela suspensão do fornecimento de energia”, informa Riwardeny Nunes.

Cemig
Em destaque, área que mostra débitos atrasados (Foto Divulgação/Cemig)

Caso a conta não seja quitada em até 15 dias após a notificação a unidade consumidora passa à condição de corte e pode ter o fornecimento de energia suspenso a qualquer momento. Para evitar que isso ocorra, a Cemig utiliza diversas formas de comunicação com seus consumidores destinadas a evitar a inadimplência e a consequente inscrição do titular no serviço de proteção ao crédito, como envio de e-mail, SMS, carta-cobrança, carta de notificação e contato telefônico.

“Os consumidores podem informar à Cemig quando o pagamento é realizado após o vencimento da conta de luz e evitar a suspensão do fornecimento por esse motivo. Basta entrar em contato com a empresa por meio de uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil e apresentar a conta quitada. É importante ressaltar que agendamento bancário não caracteriza a efetividade do pagamento e, portanto, não é comprovante de pagamento”, esclarece Riwardeny Nunes.

A Cemig oferece negociação permanente aos consumidores que se encontram em situação de inadimplência. Além disso, a empresa realiza campanhas de negociação de débitos com condições e facilidades diferenciadas que permitam os consumidores quitarem seus débitos. A última campanha de negociação realizada pela empresa foi concluída em fevereiro deste ano e alcançou mais de 80 mil consumidores.

Para ter o serviço de volta após quitar os débitos existentes basta o consumidor entrar em contato com a Cemig para informar a quitação da dívida e solicitar a religação da energia. Caso queira negociar o débito, o cliente deve se dirigir a uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil. Feita a negociação da dívida à vista ou pagamento da entrada, em caso de parcelamento, a energia pode ser religada.

A perda ou extravio da conta é uma causa recorrente para a não quitação das contas de energia. Para reduzir esse risco, a Cemig disponibiliza o envio da conta por e-mail. A adesão é fácil e gratuita, basta que o cliente comunique à empresa essa opção. O código de barras para pagamento e a segunda via da conta podem ser obtidos pelo Cemig Atende, no site www.cemig.com.br e aplicativo disponível para smartphones e tablets .

COMENTÁRIOS

Nome

Acidentes,33,Águas Formosas,1,Águas Vermelhas,2,Almenara,30,Aneel,1,Animais,50,Araçuaí,4,Atlético-MG,1,Bahia,2,Bandeira,1,Barbacena,1,Belo Horizonte,28,Berilo,1,Betim,6,Bizarros,56,Brasil,28,Brigas,75,Caeté,1,Capelinha,2,Caraí,1,Carbonita,1,Cemig,5,CNH,1,Contagem,2,Copasa,4,Corpo de Bombeiros,3,Curiosidades,113,Curvelo,1,Detran,3,Diamantina,2,Divinópolis,2,Divisa Alegre,2,Economia,11,Educação,5,Eleições,3,Enem,1,Esportes,74,Facebook,1,Famosos,12,Flagras,90,Futebol,1,Governador Valadares,3,IBGE,2,IFNMG,3,Igam,1,Indaiabira,1,INSS,2,Itajubá,1,Itaobim,8,Jacinto,4,Janaúba,1,Jequitinhonha,4,Joaíma,1,Joanésia,1,Jordânia,2,Loterias,1,Marcos Valério,1,Mateus Leme,1,Medina,10,Mega-Sena,2,Meio Ambiente,4,Minas Gerais,52,Montes Claros,3,Mundo,2,Músicas,27,Nanuque,2,Norte de Minas,10,Padre Paraíso,3,Paraopeba,1,Páscoa,1,Passos,2,PCMG,12,Peçanha,1,Pedra Azul,2,Pegadinhas,12,Pintópolis,1,PMMG,6,Polícia Federal,2,Policiais,25,Política,37,Ponto dos Volantes,3,Porto Seguro,1,PRF,1,Publicidade,2,Radar do Vale,2,Receitas,5,Resplendor,1,Rio de Janeiro,1,RMBH,1,Rubim,2,Sabará,1,Salinas,4,Santa Luzia,2,Santa Maria do Salto,1,Santo Antônio do Jacinto,3,Sebrae,5,Taiobeiras,1,Tecnologia,3,Televisão,136,Teófilo Otoni,6,Trailers,36,Trânsito,1,Triângulo Mineiro,2,TV Globo,2,Uberlândia,1,Vale do Jequitinhonha,42,Vale do Mucuri,8,Vale do Rio Doce,3,Vespasiano,1,Vídeos,288,Virgem da Lapa,1,Você Viu?,2,
ltr
item
Radar do Vale MG: Cemig apresenta orientações sobre corte por falta de pagamento
Cemig apresenta orientações sobre corte por falta de pagamento
Leitura de consumo é feita em intervalos de aproximadamente 30 dias, diz Cemig
https://1.bp.blogspot.com/-A7gLzr_7RYs/Ws-uUtMx6NI/AAAAAAAAA7I/wolLEb4rXz0aqLFhtsfIS9prbe0NgFiXwCLcBGAs/s640/conta-de-luz-cemig.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-A7gLzr_7RYs/Ws-uUtMx6NI/AAAAAAAAA7I/wolLEb4rXz0aqLFhtsfIS9prbe0NgFiXwCLcBGAs/s72-c/conta-de-luz-cemig.jpg
Radar do Vale MG
http://www.radardovalemg.com/2018/04/cemig-apresenta-orientacoes-sobre-corte.html
http://www.radardovalemg.com/
http://www.radardovalemg.com/
http://www.radardovalemg.com/2018/04/cemig-apresenta-orientacoes-sobre-corte.html
true
406812572025086061
UTF-8
Todas postagens carregadas Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrado resultados Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PRIVADO Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar