Detran-MG anuncia implantação de sistema para monitorar aulas e exames de direção

Áudios, vídeos e fotos colhidos durante o exame serão analisados pelo Detran

Exame Detran
Equipamentos de videomonitoramento aplicados em veículo (Foto: Divulgação/PCMG)

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), anunciou, nesta terça-feira (3), a  implantação do sistema de telemetria e videomonitoramento do processo de formação de condutores de veículos. O objetivo do sistema de monitoramento é auxiliar a fiscalização das aulas práticas de direção e da avaliação do candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio de áudio, vídeo, fotos e de sensores ligados aos componentes do veículo.

O monitoramento começará pelas aulas práticas em todas as categorias, depois será a vez dos exames de direção. Minas Gerais possui mais de 6,5 milhões de habilitados, e o número tende a crescer. O Detran-MG registrou, no ano passado, mais de 905 mil exames de candidatos à carteira de habilitação para motos, carros, caminhões, ônibus e reboques. Este ano já foram mais de 187 mil exames realizados.

Para o Diretor do Detran-MG, Delegado-Geral César Augusto Monteiro Alves Junior, a tecnologia visa garantir a qualidade, segurança, transparência e eficiência no processo de formação e aperfeiçoamento dos condutores no Estado de Minas Gerais. “Essa solução dotará o Detran de instrumentos, tecnologia e procedimentos que permitam melhor gerenciamento do processo de habilitação sob sua responsabilidade, sobretudo dos novos condutores”, afirmou César Augusto.

O Coordenador de Administração de Trânsito, Delegado José Marcelo de Paula Loureiro, destacou ainda, "que cada ação do candidato, no momento da aula e da avaliação será monitorada, por isso ele terá que se qualificar melhor antes do exame. Certamente, o novo sistema vai auxiliar na formação de candidatos mais preparados para o trânsito, proporcionando mais segurança e, consequentemente, diminuição no número de acidentes nas vias”, destacou.

Em aproximadamente 40 dias, todos os Centros de Formação de Condutores (CFC) de Minas Gerais devem apresentar o contrato com as empresas credenciadas para prestar o serviço. De acordo com o Coordenador de Habilitação, Delegado Ednelton Carracci, o Detran-MG estabeleceu um cronograma que vai permitir a adaptação dos CFCs dentro do prazo, de forma a garantir um padrão elevado na prestação desse serviço.

A novidade será implantada, na primeira fase, durante as aulas de direção ministradas por CFCs de Nova Lima, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o cronograma, em torno de 120 dias, todo o Estado deve estar adaptado à nova tecnologia, incluindo também os exames de direção, como determina a Portaria 238/14, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O Detran-MG esclarece que não haverá aumento das taxas de segurança pública para candidatos à habilitação. No entanto, fica sob responsabilidade dos CFCs a alteração ou não dos valores cobrados pelos serviços prestados.

Atualizada em 5/4 às 0h30

COMENTÁRIOS

Nome

Acidentes,33,Águas Formosas,1,Águas Vermelhas,2,Almenara,28,Aneel,1,Animais,50,Araçuaí,4,Atlético-MG,1,Bahia,2,Bandeira,1,Barbacena,1,Belo Horizonte,28,Berilo,1,Betim,6,Bizarros,56,Brasil,27,Brigas,75,Caeté,1,Capelinha,2,Caraí,1,Carbonita,1,Cemig,5,CNH,1,Contagem,2,Copasa,4,Corpo de Bombeiros,3,Curiosidades,113,Curvelo,1,Detran,3,Diamantina,2,Divinópolis,2,Divisa Alegre,2,Economia,11,Educação,5,Eleições,3,Enem,1,Esportes,74,Facebook,1,Famosos,12,Flagras,90,Futebol,1,Governador Valadares,1,IBGE,2,IFNMG,3,Igam,1,Indaiabira,1,INSS,2,Itajubá,1,Itaobim,7,Jacinto,3,Janaúba,1,Jequitinhonha,4,Joaíma,1,Joanésia,1,Jordânia,2,Loterias,1,Marcos Valério,1,Mateus Leme,1,Medina,9,Mega-Sena,2,Meio Ambiente,4,Minas Gerais,52,Montes Claros,3,Mundo,2,Músicas,27,Nanuque,2,Norte de Minas,10,Padre Paraíso,3,Paraopeba,1,Páscoa,1,Passos,2,PCMG,12,Peçanha,1,Pedra Azul,2,Pegadinhas,12,Pintópolis,1,PMMG,6,Polícia Federal,2,Policiais,25,Política,37,Ponto dos Volantes,3,Porto Seguro,1,PRF,1,Publicidade,2,Radar do Vale,2,Receitas,5,Resplendor,1,Rio de Janeiro,1,RMBH,1,Rubim,2,Sabará,1,Salinas,4,Santa Luzia,2,Santa Maria do Salto,1,Santo Antônio do Jacinto,3,Sebrae,5,Taiobeiras,1,Tecnologia,3,Televisão,136,Teófilo Otoni,6,Trailers,36,Trânsito,1,Triângulo Mineiro,2,TV Globo,2,Uberlândia,1,Vale do Jequitinhonha,38,Vale do Mucuri,8,Vale do Rio Doce,2,Vespasiano,1,Vídeos,288,Virgem da Lapa,1,Você Viu?,2,
ltr
item
Radar do Vale MG: Detran-MG anuncia implantação de sistema para monitorar aulas e exames de direção
Detran-MG anuncia implantação de sistema para monitorar aulas e exames de direção
Áudios, vídeos e fotos colhidos durante o exame serão analisados pelo Detran
https://1.bp.blogspot.com/-H20tL7rNmqs/WsWYA-Q8TgI/AAAAAAAAA0g/qph3Mw2TeesIT0H5GQS3q3O928sEK56wQCLcBGAs/s640/VIDEOMONITORAMENTO%2B1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-H20tL7rNmqs/WsWYA-Q8TgI/AAAAAAAAA0g/qph3Mw2TeesIT0H5GQS3q3O928sEK56wQCLcBGAs/s72-c/VIDEOMONITORAMENTO%2B1.jpg
Radar do Vale MG
http://www.radardovalemg.com/2018/04/detran-mg-anuncia-implantacao-de.html
http://www.radardovalemg.com/
http://www.radardovalemg.com/
http://www.radardovalemg.com/2018/04/detran-mg-anuncia-implantacao-de.html
true
406812572025086061
UTF-8
Todas postagens carregadas Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrado resultados Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PRIVADO Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar