Em Montes Claros, 20 pessoas são presas durante a operação "Blindado" feita pela PC

A ação policial visa o combate a crimes ligado a explosão de caixas e roubo praticados no Norte de Minas

Operação “Blindado”
Os presos (Foto: Divulgação/Polícia Civil de Minas Gerais)

A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou, na manhã desta terça-feira (17 ), a operação “Blindado”, em conjunto com as forças de segurança pública do Estado. A ação policial visa o combate e repressão ao crime organizado ligado à explosão de caixas eletrônicos e delitos de roubo praticados em diversos municípios no Norte de Minas Gerais.

Ao todo, foram expedidos 25 mandados de prisão - sendo 16 de prisão preventiva e nove de prisão temporária - e 42  mandados de busca e apreensão, nos municípios de Montes Claros, Francisco Sá, Bocaiúva e Janaúba. Desses, 20 mandados de prisão foram cumpridos, sendo que cinco alvos são considerados foragidos da Justiça. Foram apreendidos durante as buscas, materiais eletrônicos, telefones celulares e substâncias entorpecentes.

O trabalho investigativo teve início em 2016, em resposta ao número expressivo de explosões e arrombamentos a caixas eletrônicos ocorridos em todo o Estado, especialmente no Norte de Minas. A Delegada Thalita Caldeira explica como foi organizada a investigação. "Passamos a analisar as circunstâncias dos eventos, armas de fogo utilizadas, tipo de artefatos, explosivos e modus operandi. Durante esses trabalhos, surgiram indícios e provas da existência de uma quadrilha criminosa organizada atuando nesse segmento, cujos membros se encontravam estabelecidos em Montes Claros, com liderança de F. F.F., conhecido como 'Morceguinho', à época recolhido no Sistema Prisional", disse.

PCMG
Coletiva de imprensa (Foto: Divulgação/Polícia Civil de Minas Gerais)

A Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), então, uniram esforços e informações investigativas, identificaram os alvos que compõe a organização criminosa, demonstrando a participação deles no crime de tráfico de drogas, explosões e roubos de caixas eletrônicos, assaltos a residências urbanas e propriedades rurais, roubos de veículos, porte e posse ilegal de arma de fogo. No curso das diligências, foi possível identificar alguns dos componentes, as lideranças da organização criminosa e as funções desempenhadas por cada um deles. "Eles agiam de maneira estruturada e organizada, com uso de recursos provenientes dos crimes praticados. Esses recursos eram usados para o fortalecimento da própria organização criminosa, por exemplo, a compra de armas e drogas", explica Caldeira.

Trata-se de uma investigação longa e inovadora, conforme ressaltou o Delegado Regional em Montes Claros, Jurandir César. “Esse trabalho desenvolvido pela Polícia Civil e tantos outros realizados no âmbito da Delegacia Regional de Montes Claros engrandece e demonstra o comprometimento dos servidores com a sociedade local, policiais civis que, com trabalho eficiente, buscam segurança de qualidade para todos". O Chefe de Departamento em Montes Claros, Delegado-Geral Renato Nunes Henriques, falou sobre a importância do trabalho investigativo e das prisões de alvos envolvidos em crimes semelhantes. "Essas prisões, somadas aos trabalhos investigativos corretos, impactam na redução dos crimes violentos na região", disse.

Além dos Promotores de Justiça do Gaeco e Delegados de Polícia Civil de Montes Claros , a operação “Blindado” contou com a participação de 65 policiais civis, 24 viaturas da Polícia Civil, o apoio aerotático da Polícia Civil, serviços do Canil, 87 policiais militares em 29 viaturas e o apoio aerotático da Polícia Militar.

O nome da operação foi escolhido após constatação da utilização de veículos blindados pelos investigados nas atividades criminosas.

COMENTÁRIOS

Nome

Acidentes,33,Agenda,19,Águas Formosas,1,Águas Vermelhas,3,Almenara,48,Aneel,1,Animais,50,Araçuaí,5,Atlético-MG,2,Bahia,2,Bandeira,3,Barbacena,1,Belo Horizonte,33,Berilo,1,Betim,6,Bizarros,56,Brasil,45,Brigas,75,Caeté,1,Capelinha,5,Caraí,1,Carbonita,1,Catuji,1,Cemig,19,Clima,1,CNH,1,Comercinho,1,Contagem,3,Copasa,7,Coronel Murta,1,Corpo de Bombeiros,4,Curiosidades,113,Curvelo,1,Detran,4,Diamantina,4,Divinópolis,2,Divisa Alegre,4,Economia,18,Educação,10,Eleições,3,Enem,2,Esportes,76,Facebook,1,Famosos,12,Flagras,90,Futebol,1,Governador Valadares,7,IBGE,6,IFNMG,4,Igam,1,Indaiabira,1,INSS,3,Ipatinga,2,Itajubá,1,Itaobim,17,Jacinto,5,Janaúba,2,Januária,1,Jequitinhonha,6,Joaíma,6,Joanésia,1,Jordânia,4,Juiz de Fora,1,Loterias,4,Marcos Valério,1,Mateus Leme,1,Medina,20,Mega-Sena,3,Meio Ambiente,5,Minas Gerais,88,Montes Claros,5,Mundo,2,Músicas,28,Nanuque,2,Norte de Minas,21,Padre Paraíso,3,Palmópolis,2,Paraopeba,1,Páscoa,1,Passos,2,PCMG,20,Peçanha,1,Pedra Azul,5,Pegadinhas,12,Pintópolis,1,PMMG,9,Polícia Federal,2,Policiais,25,Política,41,Ponto dos Volantes,3,Porto Seguro,2,PRF,1,Publicidade,3,Radar do Vale,2,Receitas,5,Resplendor,1,Rio de Janeiro,1,Rio Pardo de Minas,1,RMBH,1,Rubim,3,Sabará,1,Salinas,4,Salto da Divisa,2,Santa Luzia,2,Santa Maria do Salto,1,Santo Antônio do Jacinto,4,Saúde,1,Sebrae,12,Taiobeiras,2,Tecnologia,3,Televisão,137,Teófilo Otoni,11,Trailers,36,Trânsito,1,Triângulo Mineiro,2,TV Globo,2,Uberlândia,2,Vale do Aço,2,Vale do Jequitinhonha,98,Vale do Mucuri,14,Vale do Rio Doce,5,Várzea da Palma,1,Vespasiano,1,Vídeos,295,Virgem da Lapa,1,Você Viu?,2,
ltr
item
Radar do Vale MG: Em Montes Claros, 20 pessoas são presas durante a operação "Blindado" feita pela PC
Em Montes Claros, 20 pessoas são presas durante a operação "Blindado" feita pela PC
A ação policial visa o combate a crimes ligado a explosão de caixas e roubo praticados no Norte de Minas
https://4.bp.blogspot.com/-hAy7ufNONK8/WtZt5wudYRI/AAAAAAAABH4/rtMq1C_JT8wf-fTia1u83AYa-q3WgIIXgCLcBGAs/s640/blindado%2B1.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-hAy7ufNONK8/WtZt5wudYRI/AAAAAAAABH4/rtMq1C_JT8wf-fTia1u83AYa-q3WgIIXgCLcBGAs/s72-c/blindado%2B1.jpg
Radar do Vale MG
http://www.radardovalemg.com/2018/04/em-montes-claros-20-pessoas-sao-presas.html
http://www.radardovalemg.com/
http://www.radardovalemg.com/
http://www.radardovalemg.com/2018/04/em-montes-claros-20-pessoas-sao-presas.html
true
406812572025086061
UTF-8
Todas postagens carregadas Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrado resultados Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PRIVADO Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar