Fiscalização Preventiva orienta setor industrial em Montes Claros e Itaobim

Encontro aberto a todos os empreendedores do setor, vai ocorrer entre 8h30 e 12h em ambas as cidades

Fapi
Encontro, aberto a todos os empreendedores do setor, vai ocorrer entre 8h30 e 12h em ambas as cidades (Foto: Reprodução)

O Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (Fapi), iniciativa do Governo de Minas em prol da regularização ambiental de empreendimentos, chegou ao Norte de Minas e ao Vale do Jequitinhonha. Desta vez, o trabalho de orientação realizado por meio de workshops vai ocorrer na terça-feira, 15 de maio, em Montes Claros, e na quarta-feira, 16, em Itaobim. A Fapi é um programa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O encontro, aberto a todos os empreendedores do setor, vai ocorrer entre 8h30 e 12h em ambas as cidades. Em Montes Claros, ele será realizado na sede regional da Fiemg, na Avenida Deputado Esteves Rodrigues,1.489, Bairro Vila Brasília. Em Itaobim, a reunião está marcada na Câmara Municipal, na Rua Guanabara, 236, no Centro.

Entre os temas discutidos nos workshops estão: a Importância da Fiscalização na Gestão Ambiental das Indústrias; a Fiscalização Ambiental na Indústria; e Orientações sobre Como Regularizar sua Atividade. Ao final de todos os encontros, o debate é aberto aos participantes para esclarecimento de dúvidas.

A Fapi 2018 prevê 12 encontros regionais em todo o Estado. A abertura do calendário ocorreu emabril. Desde então, seis encontros já foram realizadosnas cidades de Araxá, Patos de Minas, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Ipatinga e Governador Valadares. Após a etapa Montes Claros, a iniciativa que segue orientação do Governador Fernando Pimentel vai ocorrer ainda em Itaobim (16/05), Belo Horizonte (28/05), Divinópolis (29/05), Uberlândia (05/06) e Ituiutaba (06/06).

O trabalho da Fapi está dividido em três etapas: a primeira, de orientação, com a realização dos workshops; depois a fiscalização; e, por fim, o monitoramento dos resultados. Com os workshops do Programa Fapirealizados no ano passado, aproximadamente 1.350 pessoas foram orientadas e 29 alertas foram emitidos para a indústria. Isso possibilitou o esclarecimento dos empreendedores, além da agilização do processo regulatório nos balcões das Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams), evitando váriaspenalidades e possíveis impactos ambientais.

“O programa tem apresentado êxito na medida em que o órgão ambiental tem conseguido trazer empreendimentos irregulares para o processo de regularização”, afirma o subsecretário de Fiscalização ambiental,Cláudio Vieira Castro.

Com o trabalho, já foi possível perceber redução nas autuações, o que é sinônimo de regularização ambiental. Na segunda fase da Fapi 2017, quando as ações de fiscalização foram feitas, foi observado que 99,1% dos empreendimentos fiscalizados estavam em dia com a regularização ambiental. Ou seja, das 1.219 fiscalizações realizadas, em apenas 11 foram identificadas inconformidades que resultaram na aplicação de 21 penalidades, tendo em vista que a fiscalização de um empreendimento pode envolver mais de uma atividade.

A experiência nos mostra que, quando os empreendedoressão surpreendidos pela fiscalização sem as ações de orientação, a média de autuaçõesfica em torno de 60% a 70%. Com a Fapi 2017, esse índice foi de 1%, o que revela o interesse e o comprometimento do empreendedor em se regularizar”,destaca o subsecretário.

A realização dos workshops ocorre 90 dias antes do início das operações de fiscalizações justamente para que seja possível informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas de gestão ambiental. “Além disso, é uma forma de incentivá-los a obtera regularização ambiental dos empreendimentos, como também o cumprimento das condicionantes impostas no processo de licenciamento e demais obrigações impostas pela legislação”, afirma o analista ambiental da Gerência de MeioAmbiente da Fiemg, Adriel Andrade Palhares.

Outra vantagem do Programa é que as empresas que aderirem à Fapi vão receber, gratuitamente, e em etapa anterior às fiscalizações, o atendimento do Programa Minas Sustentável, desenvolvido pela Fiemg. Nesta iniciativa, um analista da Federação realiza uma visita técnica ao empreendimento e avalia toda a parte documental e processual, a fim de identificar algum desvio ou inconformidade, tanto na prática de gestão quanto no cumprimento das condicionantes e obrigações leais.

Nesse diagnóstico, sempre que for identificado um desvio ou uma não conformidade, é gerado um plano de ação para que a empresa tenha a oportunidade de se adequar para quando ocorrer de fato a fiscalização. Isso evita que ela seja autuada e nenhum processo ou sanção civil, administrativa ou penal seja aberto contra a empresa.

Caso as empresas que tenham o plano de ação em andamento não consigam se adequar no período de 90 dias e o órgão ambiental identificar que ela fez a adesão à Fapi, a atuação será realizada de forma diferenciada. Se não for constatado dano ambiental e se for empresa de pequeno porte e microempresa, será emitida apenas uma notificação.

Para as demais empresas é obrigatória a lavratura do Auto de Infração (AI), entretanto, o fato da empresa ter aderido à Fapi, gerará a possibilidade de aplicação de um ou dois atenuantes, podendo reduzir o valor da multa, caso ela seja gerada, em 30 a 50%. E caso for constatado dano ambiental será aplicada apenas uma atenuante no valor de 30%”.

“A Fapi é uma ação inovadora justamente porque promove o diálogo entre o setor produtivo e o agente fiscalizador, dando a oportunidade para que as empresas que não estão regulares ou que estão regulares, mas têm dificuldades em cumprir com o que é imposto por meio da legislação e das condicionantes, busquem essa regularização, evitando assim autuações”, afirma Adriel.

Os workshops do Fapi continuam até junho. A programação dos próximos encontros pode ser conferida no site: www.fiemg.com.br/fapi.

COMENTÁRIOS

Nome

Acidentes,33,Agenda,19,Águas Formosas,1,Águas Vermelhas,3,Almenara,48,Aneel,1,Animais,50,Araçuaí,5,Atlético-MG,2,Bahia,2,Bandeira,3,Barbacena,1,Belo Horizonte,33,Berilo,1,Betim,6,Bizarros,56,Brasil,45,Brigas,75,Caeté,1,Capelinha,5,Caraí,1,Carbonita,1,Catuji,1,Cemig,19,Clima,1,CNH,1,Comercinho,1,Contagem,3,Copasa,7,Coronel Murta,1,Corpo de Bombeiros,4,Curiosidades,113,Curvelo,1,Detran,4,Diamantina,4,Divinópolis,2,Divisa Alegre,4,Economia,18,Educação,10,Eleições,3,Enem,2,Esportes,76,Facebook,1,Famosos,12,Flagras,90,Futebol,1,Governador Valadares,7,IBGE,6,IFNMG,4,Igam,1,Indaiabira,1,INSS,3,Ipatinga,2,Itajubá,1,Itaobim,17,Jacinto,5,Janaúba,2,Januária,1,Jequitinhonha,6,Joaíma,6,Joanésia,1,Jordânia,4,Juiz de Fora,1,Loterias,4,Marcos Valério,1,Mateus Leme,1,Medina,20,Mega-Sena,3,Meio Ambiente,5,Minas Gerais,88,Montes Claros,5,Mundo,2,Músicas,28,Nanuque,2,Norte de Minas,21,Padre Paraíso,3,Palmópolis,2,Paraopeba,1,Páscoa,1,Passos,2,PCMG,20,Peçanha,1,Pedra Azul,5,Pegadinhas,12,Pintópolis,1,PMMG,9,Polícia Federal,2,Policiais,25,Política,41,Ponto dos Volantes,3,Porto Seguro,2,PRF,1,Publicidade,3,Radar do Vale,2,Receitas,5,Resplendor,1,Rio de Janeiro,1,Rio Pardo de Minas,1,RMBH,1,Rubim,3,Sabará,1,Salinas,4,Salto da Divisa,2,Santa Luzia,2,Santa Maria do Salto,1,Santo Antônio do Jacinto,4,Saúde,1,Sebrae,12,Taiobeiras,2,Tecnologia,3,Televisão,137,Teófilo Otoni,11,Trailers,36,Trânsito,1,Triângulo Mineiro,2,TV Globo,2,Uberlândia,2,Vale do Aço,2,Vale do Jequitinhonha,98,Vale do Mucuri,14,Vale do Rio Doce,5,Várzea da Palma,1,Vespasiano,1,Vídeos,295,Virgem da Lapa,1,Você Viu?,2,
ltr
item
Radar do Vale MG: Fiscalização Preventiva orienta setor industrial em Montes Claros e Itaobim
Fiscalização Preventiva orienta setor industrial em Montes Claros e Itaobim
Encontro aberto a todos os empreendedores do setor, vai ocorrer entre 8h30 e 12h em ambas as cidades
https://1.bp.blogspot.com/-S9m7JRy55Vk/WvnK4qQiSmI/AAAAAAAABlQ/1kaplYLuZNcS3blAP4psh02tCNYBdTaUwCLcBGAs/s640/940x529_itaobim.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-S9m7JRy55Vk/WvnK4qQiSmI/AAAAAAAABlQ/1kaplYLuZNcS3blAP4psh02tCNYBdTaUwCLcBGAs/s72-c/940x529_itaobim.jpg
Radar do Vale MG
https://www.radardovalemg.com/2018/05/fiscalizacao-preventiva-orienta-setor.html
https://www.radardovalemg.com/
http://www.radardovalemg.com/
http://www.radardovalemg.com/2018/05/fiscalizacao-preventiva-orienta-setor.html
true
406812572025086061
UTF-8
Todas postagens carregadas Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrado resultados Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PRIVADO Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar